domingo, 31 de outubro de 2010

Relatório do telefone de latinha


                                                           2ª Parte

5> Quantos projetos foram feitos antes do definitivo: (Faça um histórico dos mesmos) (No caso de ser a primeiro e único, Justifique o porquê de não ter tentado uma evolução no projeto)

Foram construídos três (3) projetos:

1º Projeto – Feito com duas latas de alumínio, ligadas por um pedaço de barbante de onze (11) metros. Dava para entender bem, mas algumas palavras tínhamos dificuldades em compreender.

2º Projeto – Feito com duas latas de alumínio e linha de pesca, ou nylon, com aproximadamente dez (10) metros de comprimento. Mas achamos que o 1º projeto conseguíamos entender as palavras com maior clareza, por isso nem chegamos a usá-lo na competição.

3º Projeto – Utilizamos basicamente a mesma ideia do 1º projeto, porém o barbante estava “encerado” com parafina. Parece que conseguimos uma melhora, portanto foi decidido que usaríamos o mesmo na final da competição.

Nossa ideia era ter construído mais projetos diferentes, com latas de tamanhos e materiais distintos, porém nosso tempo andava meio escasso. Por isso não conseguimos uma maior evolução no nosso telefone de latinha.





6> Crie uma lista de problemas ocorridos no telefone e a solução que o grupo utilizou para o mesmo (Faça em forma de tabela com duas colunas).


Problemas

Soluções
Dificuldade em compreender o que era falado do outro lado.

Optamos por encerar o fio de barbante com parafina.
Difícil compreensão palavras em frases.
Criamos uma série de sinais e gestos. (*)

O som parecia se “dispersar”.

Combinamos de tampar com as mãos os lados entre o telefone e a boca.

(*) Nossos sinais e gestos não eram compostos por mímica nem sinais em libras.




4ª Parte (na escola)



11> Faça uma descrição longa utilizando conceitos de acústica para descrever o projeto;

O som é uma onda mecânica, e por isso não pode se propagar no vácuo.

Ondas Sonoras - são Ondas Longitudinais que consistem numa série de Compressões, seguidas de Rarefacções, e que se propagam através de Meios como o ar, a água ou os sólidos. As Ondas Sonoras propagam-se muito melhor, e mais rapidamente, nos materiais sólidos do que no ar. Como foi visto no telefone de latinha, em que o meio utilizado foi o barbante (sólido).

Onda: campo eletromagnético que se propaga no espaço ou num meio material.

Quando se aplica tensão ao fio e falamos para uma das latas do telefone, o som vibra pelo fio esticado até chegar à outra lata. A lata vibra com a chegada do “som” e produz as ondas do som. A pessoa do outro lado do telefone ouve a mensagem após os seus ouvidos captarem as vibrações de som e as enviarem para o cérebro para serem processadas.

As características físicas do som são: Frequência, Comprimento de Onda, Amplitude e Velocidade.

Frequência e Comprimento de Onda: A Frequência f representa o número de ondas que passa por um ponto num segundo, medidas em Hertz. O Comprimento de Onda λ é a distância entre dois picos de onda sucessivos. A Frequência e o Comprimento de Onda relacionam-se à Velocidade do Som v pela equação:
v = λ x f
                                                                                                
A Velocidade depende do meio, sua temperatura e pressão. Em ar seco, a 20ºC, a Velocidade do Som é, aproximadamente, 343 m/s. A Velocidade é superior em materiais mais densos ou sólidos, tal como a água, aço ou um fio em tensão.

Contudo, assim como no ar (meio gasoso), o som que passa por substâncias líquidas e sólidas, se espalha para todos os lados (onda tridimensional) perdendo intensidade gradativamente. No entanto, se esse som for canalizado, pode alcançar grandes distâncias sem perder força.


Fontes:





Pesquisado no dia 26 de Setembro de 2010.





Nenhum comentário:

Postar um comentário