domingo, 10 de outubro de 2010

Prêmio Nobel de Física.

Prêmio Nobel de Física em 1906.

Joseph John Thomson.


Nascimento: 18 de dezembro de 1856, Cheetham Hill, perto de Manchester, Reino Unido.
Falecimento: 30 de agosto de 1940, Cambridge, Reino Unido.

O interesse precoce de Thomson na estrutura atômica se refletiu em seu Tratado sobre a Moção de Vortex Anéis, que lhe rendeu o Prêmio Adams em 1884. Sua Aplicação da Dinâmica à Física e Química surgiu em 1886, e em 1892 ele teve sua Notas sobre Pesquisas Recentes em Eletricidade e Magnetismo publicado.

Em 1896, Thomson visitou os Estados Unidos para dar um curso de quatro palestras, que resumiu suas pesquisas atuais, em Princeton. Essas conferências foram posteriormente publicadas como descarga de electricidade através de gases (1897). Em seu retorno dos Estados Unidos, conseguiu o trabalho mais brilhante de sua vida - um estudo original de raios catódicos que culminou com a descoberta do elétron, que foi anunciado no decorrer de sua palestra à noite na Royal Institution na sexta-feira, 30 de abril 1897. Seu livro, de condução de electricidade através de gases, publicado em 1903 foi descrito por Lord Rayleigh como uma revisão dos "dias de grande Thomson no Laboratório Cavendish". Uma edição posterior, escrito em colaboração com seu filho, George, apareceu em dois volumes (1928 e 1933).


Prêmio Nobel de Física:

Filiação no momento da adjudicação: University of Cambridge, Cambridge, Reino Unido.

Campo: Física Atômica.

O Prêmio Nobel de Física 1906 foi atribuído a JJ Thomson ", em reconhecimento dos grandes méritos de suas investigações teóricas e experimentais sobre a condução elétrica dos gases".



Prêmio Nobel de Física em 1932.

Werner Karl Heisenberg.


Nascimento: 05 de dezembro de 1901, Würzburg, Alemanha.
Falecimento: 01 fevereiro de 1976, em Munique, Alemanha Ocidental.

Em 1926 foi nomeado professor de Física Teórica da Universidade de Copenhague, sob Niels Bohr e, em 1927, quando ele tinha apenas 26 anos, foi nomeado professor de Física Teórica da Universidade de Leipzig.
Em 1929, ele fez uma turnê de palestras para os Estados Unidos, Japão e Índia.Em 1941 foi nomeado professor de Física na Universidade de Berlim e diretor do Instituto Kaiser Wilhelm de Física lá.

No final da Segunda Guerra Mundial, ele e outros físicos alemãesm foram presos pelas tropas americanas e enviados para a Inglaterra, mas em 1946 retornou a Alemanha.

Heisenberg nome será sempre associado com a sua teoria da mecânica quântica, publicado em 1925, quando tinha apenas 23 anos.

Werner Heisenberg recebeu o Prêmio Nobel, um ano depois, em 1933. Durante o processo de seleção em 1932, o Comitê Nobel de Física decidiu que nenhuma das candidaturas do ano preencheram os critérios, conforme descrito no testamento de Alfred Nobel. Segundo os estatutos da Fundação Nobel, o Nobel pode, neste caso, ser reservados até o ano seguinte, e este estatuto foi então aplicado. Werner Heisenberg, por conseguinte, recebeu o Prêmio Nobel de 1932 um ano mais tarde, em 1933.


Prêmio Nobel de Física:

Filiação no momento da adjudicação: Universidade de Leipzig, Leipzig, Alemanha.

Campo: A mecânica quântica.

O Prêmio Nobel de Física 1932 foi atribuído à Werner Heisenberg "para a criação da mecânica quântica, cuja aplicação tem, nomeadamente, levou à descoberta das formas alotrópicas do hidrogênio".

Werner Heisenberg recebeu o Prêmio Nobel, um ano depois, em 1933.


Referências:

Um comentário:

  1. A Mecânica Quântica é a parte da física (mais particularmente, da física moderna) que estuda o movimento das partículas muito pequenas. Sem a mecânica quântica não conheceríamos inúmeros objetos com os quais lidamos corriqueiramante hoje em dia. Só para se ter uma idéia podemos mencionar o nosso aparelho de CD, o controle remoto de nossas TVs, os aparelhos de ressonância magnética em hospitais ou até mesmo o micro-computador. Todos os dispositivos eletrônicos usados nos equipamentos da chamada high-tech só puderam ser projetados porque conhecemos a mecânica quântica. Já sobre a condução elétrica dos gases: Um gás pode ser condutor ou isolante, dependendo da sua pressão, da distância entre os eletrodos e da diferença de potencial existente entre eles. Esse fato é o que permite utilizar a eletricidade.

    ResponderExcluir