domingo, 5 de setembro de 2010

James Clerk Maxwell



Físico e matemático britânico.

A unificação plena das teorias da eletricidade e do magnetismo se deve ao físico britânico James Clerk Maxwell, que predisse a existência de ondas eletromagnéticas e identificou a luz como um fenômeno eletromagnético.

A teoria eletromagnética de Maxwell, como foi publicada por ele no século XIX, é tão diferente do eletromagnetismo atual que deixaria qualquer físico contemporâneo perplexo. Ela não pode ser traduzida para termos utilizados atualmente pela física moderna, que se baseia na existência do elétron e ausência do éter. Apesar dessas diferenças, o método desenvolvido a partir dos trabalhos de Maxwell é muito eficiente para explicar vários fenômenos eletromagnéticos e ópticos e, por isso mesmo, é usado até hoje.

James Clerk Maxwell (em 1864) disse: "Temos fortes razões para concluir que a própria luz - incluindo o calor radiante e radiação, se houver - é uma perturbação eletromagnética na forma de ondas propagadas através do campo magnético, de acordo com as leis eletromagnéticas."

Fontes:
http://www.ifi.unicamp.br/~ghtc/Biografias/Maxwell/Maxwellelm1.html
http://www.colegioweb.com.br/fisica/o-magnetismo
http://www.maxwellyear2006.org/

4 comentários:

  1. Olá pessoal!reconhecemos o grande físico que vocês escolheram,porém se não fosse as bases que o ilustre ISAAC NEWTON descobriu não só na física mais também em outras áreas,varias teorias que conhecemos hoje talvez nem tivessem sido descobertas...até mesmo as "descobertas" de MAXWELL...

    ResponderExcluir
  2. Oiii ! O físico de vocês realmente fez grandes descobertas, mas foi através das teorias de Faraday, que Maxwell criou seu modelo matemático para a teoria de propagação de ondas eletromagnéticas
    =]

    ResponderExcluir
  3. O físico de vocês pode ser muito bom, mas o meu físico é muito melhor.

    ResponderExcluir