domingo, 26 de setembro de 2010

Turbina movida a marés.

Maior turbina movida a marés do mundo começa a ser instalada na Escócia.


[Foto: © Atlantis Resources]
Energia das marés
A maior turbina movida a energia de marés do mundo será testada na Escócia.
A empresa Atlantis Resources anunciou a instalação daquela que diz ser a maior turbina movida a energia das marés, a nível mundial. A turbina AK-1000 será testada no Centro Europeu de Energia Marinha em Orkney, na Escócia.

Segundo a empresa a turbina subaquática foi desenvolvida para suportar a pressão das mais fortes correntes marinhas.

Com hélices de 18 metros de diâmetro, mais de 22 metros de altura e 1,3 mil toneladas. A estrutura pode gerar até 1 MegaWatt (MW) de electricidade, o suficiente para abastecer cerca de mil habitações.

Representação da turbina já instalada.

A Atlantis Resources frisa ainda que a turbina não representa uma ameaça para a vida marinha, graças à sua baixa velocidade.

Se passar nos testes, a turbina poderá ser a primeira de muitas a serem instaladas na costa da Escócia.

"O programa de desenvolvimento da turbina AK1000 gerou um investimento na ordem dos cinco milhões de libras, até ao momento, no setor das energias renováveis do Reino Unido e gerou empregos em várias áreas, como o design, a engenharia e a gestão de projetos. Estamos no início de um novo boom industrial", afirmou o presidente da Atlantis Resources, Timothy Cornelius, em comunicado.





Referência:




Um comentário:

  1. A maior turbina movida a energia das marés que está sendo instalada na Escócia terá hélices de 18 metros de diâmetro, mais de 22 metros de altura e 1,3 mil toneladas. Esta estrutura poderá gerar até 1 MegaWatt, que é o suficiente para abastecer cerca de mil habitações. Segundo a empresa Atlantis Resources, responsável pela construção da turbina, isto não irá representar nenhuma ameaça á vida marinha, pois sua velocidade é baixa. Depois de saber disso tudo podemos tirar conclusões de que esta inovação tecnológica irá ser muito útil, além de diminuir ou até mesmo poder substituir alguma parcela das outras formas de energia que utilizamos. Esta energia limpa poderá fazer parte o nosso futuro se for aprovada.

    ResponderExcluir